10 Grandes Adaptações de Livros para o Cinema

Parece que o sucesso de Jogos Vorazes abriu portas para uma onda forte de livros sendo adaptados para o cinema. É claro que o movimento já existia (e é natural que exista), mas, sem dúvida, nos últimos anos ele tem ficado mais forte.

Por isso, pegamos as opiniões da nossa equipe – e uma fonte extra – para mapear as 10 melhores adaptações de livros para filme. Entretanto, lamentamos dizer que não conseguimos colocá-los numa ordem relevante: o importante é sentar, apertar o play e assistir.

10 Grandes Adaptações de Livros para o Cinema 3

Cidades de Papel
selecionado por Camille || resenha do filme
Bom, falar que foi uma boa adaptação pode incluir filmes que foram melhores que os livros, certo? Porque Cidades de Papel é aquele livro bom, mas que foi impossível ler direto. Mas o filme… Claro que tiveram umas mudanças, ainda assim, foi perfeitamente adequado.

Trilogia Jogos Vorazes
selecionado por Laila, texto por Camille pois ela concorda || resenha do filme A Esperança: Parte 1
O primeiro filme foi de causar estranhamento. Talvez, quem não tivesse lido os livros, tenha pensado algo como: “ai meu Deus, é isso” – bom, pelo menos até os Jogos definitivamente começarem. Em questão de ter sido bem adaptado, com certeza foi e os outros dois filmes já lançados até então beiraram o absolutamente incrível.

Os Homens que Não Amavam as Mulheres (versão norte americana)
selecionado por Laila
Algumas pessoas discordam quando falo que prefiro a adaptação norte americana que a sueca de “Os homens que não amavam as mulheres”, mas acredito que quem leu o livro entende. Claro que para uma adaptação dar certo precisa sofrer algumas modificações comparadas ao livro, mas na minha opinião a versão sueca perde a essência do livro que a versão norte americana soube captar. A versão hollywoodiana segue mais o enredo do livro, apresentando nuances que apreciei na narrativa.

A Culpa é das Estrelas
selecionado por Mayara | mais sobre o filme
ACEDE foi uma boa adaptação porque conseguiu, mesmo não tendo todas as cenas, captar a essência do livro, em que a superação é o personagem principal. Mesmo com toda a negatividade que a doença traz, Hazel e Gus estão juntos, aproveitando cada segundo que resta a eles da forma mais intensa possível, mostrando que não importa quantos anos se viva, se não for aproveitá-los.

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
selecionado por Mayara, texto por Camille pois ela concorda
Harry Potter sempre foi ótimo para que criticássemos. Lembro que toda vez que ia ao cinema, simplesmente amava o filme, e sempre achei que eles carregavam bem as importâncias do livro. Claro, considerando que um filme de 5 horas seja cansativo. Mas, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, para mim, foi de longe o melhor em questão de adaptação.

10 Grandes Adaptações de Livros para o Cinema 3

Um Dia
selecionado por Mayara
Um Dia é um romance incrível, que conta a história de dois amigos que, mesmo tão diferentes, se apaixonam. A ideia de contar a história a cada dia 15 do ano é perfeita, e achei que o filme representou bem os dias de cada ano, fazendo com que o espectador quisesse saber ainda mais o que aconteceria no dia seguinte.

O Grande Gatsby (com Leonardo DiCaprio e Tobbey McGuire)
selecionado por Reniére
O filme se passa na década de 20 e todo o cenário do filme foi muito bem construído para remeter à esta época. Além disso, boa parte das cenas que lemos na obra estão muito fieis no filme, bem como a descrição das personagens, o figurino, a sequência dos acontecimentos e as falas. Tudo muito fiel ao livro e com fotografia sensacional. Simplesmente uma das melhores adaptações que conheço.

Memórias de uma Gueixa
selecionado por Natália, texto por Camille pois ela concorda
É humanamente impossível não falar de Memórias de uma Gueixa. Assisti ao filme quase sem vontade, pelo menos pelos primeiros 5 minutos. Depois foi amor eterno e, ao descobrir o livro, é claro que eu quis lê-lo. E ter para mim. E colocar na estante. E foi só ler para querer compartilhar com o mundo. O livro, muito mais filosófico que o filme, tem umas frases realmente emocionantes, que em um filme seriam apenas toscas. Tudo foi muito bem desenvolvido e adaptado e não consigo escolher qual melhor filme ou livro. Ambos, maravilhosos.

Hobbit & O Senhor dos Anéis
selecionado por Leonardo, texto por Camille pois ela concorda
Os três filmes ganharam prêmios, foram bem desenvolvidos e bem completos. Como não incluir O Senhor dos Anéis e O Hobbit na lista de melhores adaptações? Descrições do livro foram bem replicadas e as adaptações foram bem feitas, e, sendo bem honesta, é verdade que demorei um tempo para conseguir assistir os filmes (eu dormia) e finalmente entendi o que estava perdendo.

Deixe seu comentário

* campos requeridos

Comentar via Facebook

19 comentários

  1. Tatiany Salazar em

    Dos filmes citados eu só assisti Um Dia e não li o livro.
    Acede, e amei e achei o filme MUITO melhor que o livro.
    Jogos Vorazes amei o filme, mas ainda não li o livro.
    Adorei o post

    Responder
  2. Lilian Farias em

    Hobbit & O Senhor dos Anéis é para mim a melhor de todas, vejo o filme, pelo menos uma vez por mês desde que foi lançado, gente, sou fã! 😀

    Responder
  3. Samantha em

    Nossa, de todos estes citados eu só assisti aos filmes do Harry Potter e do Senhor dos Anéis, rs… Acho que estou precisando dar uma atualizada nos filmes viu. Cidades de papel eu vi o trailer e até fiquei com vontade de assistir. Beijos!

    Responder
    1. Camille Labanca em

      Vale a pena <3 Recomendamos MESMO.

      Responder
  4. Kétrin N. Galvagni em

    Olá, adorei seu post! Eu já assisti a maioria desses filmes, mas ainda tenho muita vontade de assistir Cidades de Papel e O Grande Gatsby!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    Responder
    1. Camille Labanca em

      O Grande Gatsby é muito amor <3

      Responder
  5. Déborah Araújo em

    Dentre esses só assisti HP, Senhor dos anéis/Hobbit e Um dia.
    Amei todos e achei digno estar na sua lista.
    Já alguns dos outros eu não tenho curiosidade porque nem os livros fluíram pra mim.
    Mas quem sabe um dia.

    Lisossomos

    Responder
    1. Camille Labanca em

      Eu gosto de assistir ao filme mesmo quando o livro não flui, acho que pelo menos do filme posso gostar haha

      Responder
  6. Kris Oliveira em

    Gostei da Lista, assisti alguns e outros tenho vontade, mas os que assisti, não tive o prazer de ler os livros pra fazer a comparação, por isso não tenho muito o que comentar sobre o assunto.
    Beijos

    Responder
  7. Gabriel Ribeiro em

    Oii, desses eu tenho que concordar que Jogos Vorazes foi bem fiel ao livro, claro que não foi 100% do livro, pelo menos não atrapalhou a historia. Desses eu só assisti HP, TFIOS e THG, os outros quero muito ler e ver o filme 😀

    Bjs!!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    Responder
    1. Camille Labanca em

      Toda adaptação precisa, bem, de adaptações, né? Algumas mudam MUITO o conteúdo, outras apenas o necessário <3

      Responder
  8. Luan Jonathan em

    Muitos dos filmes que citou eu já assisti, houve alguns que nem tenho vontade, como Senhor dos Anéis e Hobbit, esses eu nem dei chance, pois já sei que não iria gostar muito, sei lá, acho que tenho um pé atrás com eles, já outros eu já assisti e amei e outros quero assisti só porque você citou eles! Adorei o post!

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    Responder
  9. Manoel Alves em

    Olá
    da sua lista eu já vi ACEDE, Getsby e Harry, curti todos, agora ler o livro eu não li nenhum, kkk, parece um pouco artificial, mas eu não tenho a minima curiosidade
    Bjks
    Passa Lá – http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    Responder
  10. LuMartinho em

    Oie!!
    Não tem mesmo como não falar de Memórias de uma Gueixa!! É um livro ótimo com um filme melhor ainda!!
    Já HP eu não gosto muito, mas os filmes até que dão pra ver! Senhor dos Aneis e Hobbit <3
    Beijos

    Responder
    1. Camille Labanca em

      Memórias de uma Gueixa <3333 #toomuchlove

      Responder
  11. Larissa em

    Muito amor por Um Dia e Harry Potter <3
    Estes foram os únicos da sua listagem em que eu li o livro, assisti alguns dos outros como Trilogia Jogos Vorazes e ACEDE. Gostei muito!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    Responder
  12. Diego de França em

    Os únicos que posso falar com propriedade são Jogos Vorazes e O Hobbit, pois li os livros e assisti os filmes. JV realmente vem se mostrando um boa adaptação, não chega a ser 100% mas realmente é boa, em O Hobbit tivemos algumas mudanças com relação ao livro, elementos acrescentados e outros retirados mas o contexto geral ficou ótimo e é uma das minhas adaptações favoritas.

    Abraços,

    Responder
  13. Sharon Alves em

    Oiee, realmente, a maioria dos citados concordo com vc, haha, porém outros para mim não fedem nem cheiram, então n acho que estariam numa lista feita por mim :p
    http://www.guildadosleitores.com

    Responder
    1. Camille Labanca em

      Quais?

      Responder