Resenha | 365 Dias Extraordinários, de R.J. Palacio

365 Dias Extraordinário
Autor(a): R.J. Palacio
Editora: Intrínseca
Páginas: 432
Avaliação: 5
Capa: 5 Diagramação: 5 Conteúdo: 5

Quase quis fazer de 365 Dias Extraordinários uma leitura diária. Literalmente pegar o livro uma vez por dia, ler a frase respectiva e tentar levar as demais horas de uma forma mais positiva.

Acabei desistindo da ideia, mas guardei as melhores frases (que acabaram sendo muitas!) para ler em momentos que as coisas parecessem difíceis. Acho que foi o mais adequado. E acredito que essa seja uma das principais funções de livros assim.

365 Dias Extraordinários me fez lembrar de algumas coisas que acabam ficando esquecidas na pressa do dia a dia. E reforça outras que faço questão de nunca deixar de lado. Para exemplo deste último, vejo a amizade.

Eu fico muito feliz em poder dizer que hoje tenho amigos incríveis. O que não significa que a gente não brigue, ou não dê aquela raivinha de vez em quando, mas, nos momentos difíceis, eles estão lá. E nos fáceis, eles estão comemorando comigo.

Aprendi o que era amizade verdadeira tarde, depois de muitas e muitas decepções. Falar de amizade é, então, assunto sério e quando vejo frases que a valorize, minha vontade é imprimir e mandar por correio (bem old fashion mesmo) para todas as pessoas importantes.

Por sinal, mostre sempre às pessoas importantes que elas de fato são. Pode parecer besteira, mas ninguém é obrigado a saber o que nós não falamos. Fale sempre, não guarde. Demonstre. Isso vale ouro.

Livro 365 Dias Extraordinários

Já percebeu como muitas vezes você se contenta com o que é cômodo? Ou fácil? Ou sem pensar no outro? Há pouco tempo, decidi tomar duas atitudes. Uma delas sua mãe te ensinou, a outra a vida vai te provar.

Não faça com os outros o que você não gostaria que fizessem com você, mas se fizerem com você, faça com eles. As pessoas costumam aprender quando sentem na própria pele.

É pensa só: a criança geralmente aprende que não pode colocar o dedo na tomada depois que o coloca, mesmo com os pais falando sempre que não pode. Quando adultos, a noção de justiça fica meio nublada.

Preste atenção: se sua mãe cobrar mais caro por um serviço que vale bem menos pois a situação financeira está complicada, a maior parte das pessoas achará que tudo bem. Primeiro, ela é a mãe. Segundo, está necessitada. Terceiro, isso de certa forma te favorece.

Agora pense que a mãe é sua dentista e você descobre que está pagando duas vezes mais que o necessário. Ela, por sinal, não é a sua mãe, é de outra pessoa (que você não necessariamente conhece). Soa muito mais injusto, não?

Por isso que a frase da imagem se torna importante para mim. A gente reclama do Brasil, dos políticos, dos religiosos que fazem tudo menos aplicar o que a religião diz no dia a dia. Mas, muitas vezes, fazemos exatamente o que condenamos nos outros.

O que quero dizer é pura e simplesmente que 365 Dias Extraordinários contém 365 frases que vão te fazer repensar todas as suas atitudes e pontos de vista. Se você estiver disposto, claro. Ele cria questionamentos que cabe a você responder.

Tem sorteio!

Sim! Vocês podem concorrer a um exemplar do livro através deste link.

Deixe seu comentário

* campos requeridos

Comentar via Facebook