[Resenha] Anna e o Beijo Francês, de Stephanie Perkins

Anna e o Beijo Francês
Autor(a): Stephanie Perkins
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288
Avaliação: 4.7
Capa: 4.5 Diagramação: 4.5 Conteúdo: 5

Romance de estreia de Stephanie Perkins, Anna e o Beijo Francês conta a história de Anna que é mandada para uma escola em Paris por seu pai, escritor famoso. O que, a princípio, parecia ser algo horrível – afinal, a vida em Atlanta era muito melhor, não? – acaba por se transformar em agradável.

Paris: a cidade do romance, cinemas e onde forma seus novos amigos. Mer, Rashimi, Josh e, claro, o lindo Étienne… que namora Ellie. Meio americano, meio francês e meio inglês, apaixonar-se por ele é inevitável, para ela e para todas as outras garotas do internato.

Stephanie Perkins tem uma escrita tranquila e bem desenvolvida. Seus personagens são bem elaborados e contém uma história por trás que justifica seu crescimento, medos e mudanças ao longo do livro. Um romance sobre, claro, amor e amizade. Com um bônus de como lidar com os problemas que a vida apresenta e suas consequências.

O livro consegue, ao mesmo tempo, ser mais e menos do que se espera. Menos no quesito romance, que apesar de bem escrito e desenvolvido não é o melhor romance já escrito – mas atende as expectativas, talvez até melhor do que se proponha. E mais pois, nas entrelinhas, trata de assuntos cotidianos mesmo que em um cenário diferente.

Diferentemente de outros, não me identifiquei com os personagens. O que não foi um empecilho para adorar a história e, como sempre, me colocar na situação do personagem e pensar “o que eu faria se estivesse vivendo isso?”.

O final enrola um pouco, algumas coisas são desnecessárias, talvez justificável pelo fato de, pelo menos assim, não se esperar uma continuação do livro (o que não seria má ideia, mas teria que ser extremamente bem desenvolvido para compensar).

De qualquer forma, foi o único livro até hoje que me fez ficar acordada até às 5 da manhã – porque realmente não notei a hora passar – por não conseguir largá-lo.

  1. Aline T.K.M. em

    Ahhh, esse livro parece ser bem meigo! Geralmente não costumo optar por leituras mais leves, prefiro algo mais denso, mas tem horas que não há nada como relaxar com um livro divertido e fofo (e o copinho de chá ou café ao lado… hehe).

    Bjos!

  2. Thaís Damin em

    Mais um que está na minha estante, esperando para ser lido…dúvida cruel em decidir qual é o próximo a se ler, são tantos livros bons =(
    Adoro livros de romance, mesmo não sendo tão romântica assim e não tenho dúvidas quanto a amar esse livro!