Resenha | As Batidas Perdidas do Coração, de Bianca Briones

As Batidas Perdidas do Coração
Autor(a): Bianca Briones
Editora: Verus
Páginas: 406
Avaliação: 4.5
Capa: 5 Diagramação: 4.5 Conteúdo: 4

As Batidas Perdidas do Coração é desses para guardar na estante e ficar babando toda vez que o vê.

Demorei para finalmente pegar o livro da Bianca Briones e ler, não por ser autora nacional, muito menos por achar que, sei lá, a leitura não iria engatar. A verdade é bem mais simples.

Eu amo o gênero new adult, mas após tantas leituras, em português e em inglês, estou um pouco cansada de encontrar neles as mesmas coisas. Um ou outro me surpreendem e fico alguns minutos, ou horas, em êxtase. Mas a maioria não.

Então sim, fiquei muito receosa de pegar, não estar no momento, encontrar clichês e pronto, não conseguir ler e não gostar. Existe muito disso: fase que você lê o livro. Eu tento respeitar muito as minhas, para não julgar errado.

De qualquer forma, quando consegui, foi um misto. Logo no início, descobrimos que Viviane acabou de perder o pai e está sofrendo. Perder alguém nunca é fácil, alguém próximo assim, menos ainda.

No enterro, ela encontra Rafael. Belo lugar para encontrar o amor, né? Cemitério. Os olhos inchados de ambos dizem mais que mil palavras. Ele, que já não tinha pai há muito tempo, acaba de perder a irmã e os tios. Acidente de carro.

O encontro poderia acabar ali, mas o destino tem lá suas formas de brincar. Dizem que uma porta fecha, outra abre, certo? A deles acabou de ser aberta (literalmente no primeiro encontro) e, juntos, conseguem lidar com o sofrimento.

Com capítulos alternados entre Viviane e Rafael, uma jogada boa para um new adult, ainda mais considerando a mania – que não gosto – de lançar o livro na visão de cada personagem principal, falando da mesma época.

A narrativa de Bianca Briones encanta. Se você não se apega logo no primeiro e segundo capítulos, vai com certeza se apegar nos demais. E, tudo bem, ela não foi exatamente original.

Entretanto, verdade seja dita, alguns livros usam o cliché à seu favor. As Batidas Perdidas do Coração faz exatamente isso: usa tudo que tem a seu favor, encanta o leitor e é verossímil.

É uma prova de que autor nacional pode escrever bons livros, de gêneros de sucesso e sabe fazer isso muito, muito bem. Com certeza continuarei acompanhando o trabalho de Bianca e seus próximos livros.

Deixe seu comentário

* campos requeridos

Comentar via Facebook