Resenha | Atenção Plena em Poucas Palavras, de Patrizia Collard

Atenção Plena em Poucas Palavras
Autor(a): Patrizia Collard
Editora: Sextante
Páginas: 96
Avaliação: 4.7
Capa: 5 Diagramação: 5 Conteúdo: 4

Patrizia Collard é psicoterapeuta e consultora de administração do estresse, além de professora de psicoterapia na University of East London. É, também, escritora do livro Atenção Plena em Poucas Palavras que traz, em 96 páginas, exercícios para que se pratique atenção plena.

O livro é, literalmente, um guia ilustrado falando brevemente sobre os benefícios da prática e mostrando formas de que se pratique. Cada exercício leva aproximadamente 5 minutos (podendo chegar a 10 minutos) e alguns podem ser feitos em qualquer lugar — outros, que incluem movimentos com o corpo e mãos, obviamente pedem um espaço mais reservado.

A atenção plena vem entrando em pauta com bastante intensidade e nada mais é que uma série de exercícios e práticas que te ajudam a viver o aqui e o agora, literalmente estar no momento e aceitar a experiência como ela é, sem que se perca tempo com críticas e julgamentos. É comprovado que sua prática alivia o estresse, ajudando, é claro, a nos reconectarmos com os bons momentos e ajudar a manter a serenidade.

Atenção Plena em Poucas Palavras, de Patrizia Collard

“Somos todos diferentes e especiais, então não precisamos nos tornar outras pessoas, e sim nos conectar mais profundamente com o nosso eu verdadeiro.”

Há estudos que dizem, inclusive, que sua prática traz benefícios para a saúde, sem que se passe horas meditando. O que mais gostei desse livro não foi o tamanho (ele é bem pequeno e dá pra levar na bolsa sem que pese) ou o fato de ser ilustrado (o que ajuda um pouco a entender as posições de algumas meditações). É que ele explica, em frases curtas e simples, como fazer os exercícios.

Como é um assunto que muito tem me interessado — sou bastante ansiosa — foi maravilhoso poder contar com essa ajuda para escolher o que fazer. Admito que ainda não coloquei em prática a maioria dos exercícios descritos, ainda estou na fase de testes desses mais simples, que a gente consegue fazer em um ônibus, pouco antes de dormir ou enquanto espera ser atendida na médica.

Dividido em capítulos, cada um com seu objetivo e conjunto de exercícios, Atenção Plena em Poucas Palavras é perfeito para quem, como eu, estava querendo começar a praticar a meditação mas não conseguia acalmar os pensamentos nem por um minuto. É realmente bem fácil de aprender, sem muitas cobranças e regras. E dá pra encaixar em qualquer momento do dia a dia.

Deixe seu comentário

* campos requeridos

Comentar via Facebook