[Resenha & Booktour] Jardim Secreto, de Johanna Basford

Jardim Secreto
Autor(a): Johanna Basford
Editora: Arqueiro
Páginas: 96
Avaliação: 4.7
Capa: 5 Diagramação: 4 Conteúdo: 5

Já imaginaram poder sair na rua com um livro de colorir debaixo do braço sem sentir vergonha? Bom, depois de fases usando inclusive uma ecobag escrita “Eu Acredito em Fadas”, isso não foi nada para mim.

Antes que pensem “qual é o seu problema?”, adianto que valeu a pena cada minuto. E ainda está valendo. Refiro-me ao livro Jardim Secreto, publicado recentemente pela Arqueiro e pelo qual não dava nada. Mesmo.

Então, quando vi que este seria o livro brinde que receberíamos no evento de blogueiros, pensei: promoção no Belê, uhul. Abri a sacolinha na qual veio o exemplar e, como criança, virei para a Sam e soltei um muito empolgado “VEIO COM LÁPIS DE COR”. Sim, já fui sacaneada por isso.

O que me fez mudar de ideia quanto ao destino do livro, na verdade, não foi o lápis de cor. Foi a palavra “antiestresse”. Entendam: eu sou muito ansiosa. Muito. Ansiosa. Muito mesmo, sabe? Tipo MUITO. Agora que você entendeu 1% do meu nível de ansiedade, aviso que dela pro estresse é um pulo. De formiga.

Então resolvi tentar. Se pintar realmente vai aliviar meu estresse e minha ansiedade, por que diabos eu não vou fazer exatamente isso? Os planos para o booktour seguiam em frente, ia escolher um desenho e o pintaria.

O problema é que no final do dia eu tinha terminado duas páginas e, após o final de semana, metade do livro já estava colorido. Acordo naturalmente cedo, o que significa que, domingo, pintei das 7h da manhã até às 18h. Quase sem parar.

Minha mão doía mais que qualquer coisa no mundo, mas o estresse? Que estresse? Jardim Secreto me fez canalizar todas as energias negativas para as cores, as páginas, os desenhos e criar algo bonito. Em um momento especialmente tenso do meu ano, foi, novamente, um livro que me tranquilizou.

Literalmente saí com o livro e fiquei fazendo “malabarismos” com ele para conseguir pintar até as partes mais próximas do meio da página (por isso o 4 na diagramação, o livro teria sido melhor se fosse com espiral). E, tudo bem vai, posso ter parecido uma criança de 5 anos em vários momentos…

…Mas pelo menos era uma criança tranquila.

E o booktour?

Conversei com o pessoal da Arqueiro e expliquei, em detalhes, todo o bafafá de descoberta do livro Jardim Secreto e como ele me ajudou. A equipe, sempre muito atenciosa, topou doar outro exemplar exclusivamente para possibilitar um booktour entre os leitores! É isso aí galera, você não precisa ser blogueiro para participar! [Pausa para comemoração]

FAQ
1. O que é um booktour?
É quando o mesmo livro passa na mão de várias pessoas, que vão lê-lo ou, neste caso, pintá-lo!

2. Ah! Então posso participar?
Claro! É só comentar neste post mesmo com a frase “Tô dentro do Booktour” e aguardar meu e-mail. Não precisa ser blogueiro (;

3. E todo mundo vai ser aceito?!
Infelizmente não será possível. Apenas as 10 primeiras pessoas a comentarem serão escolhidas. Ao final, uma delas será sorteada para ficar com o exemplar.

4. Quanto tempo cada pessoa vai poder ficar com o livro?
Cada pessoa terá uma semana (7 dias) para escolher suas páginas, pintar e enviar para a próxima pessoa da lista. Com isso, serão 10 semanas no total (;

5. E se eu perder/molhar/não cuidar do livro?
Primeiramente, ficaremos bem chateados. Em caso de perda, a pessoa com o livro terá que comprar um exemplar e encaminhar para a próxima da lista.

6. Me inscrevi, fui escolhido e desisti, o que faço?
Avise! Manteremos contato por e-mail, então é muito importante que você nos mantenha avisados sobre tudo. Precisaremos sempre do código de rastreio dos correios para acompanhar o livro, ok.

7. E todo mundo vai ver meu endereço?!
Não, não. Ao aceitar participar você entende que o seu endereço ficará com o Beletristas apenas durante o tempo do booktour, que você bancará os gastos com envio para a próxima pessoa e que seu endereço só será repassado a quem for te enviar o livro.

Então, vamos pintar?

Deixe seu comentário

* campos requeridos

Comentar via Facebook

15 comentários

  1. Leila Goncalves em

    Estou dentro do book-tour.

    Responder
  2. Caroline em

    Eu também tenho o livro e concordo com a sua resenha. A palavra “antiestresse” não é apenas uma estratégia para chamar a atenção não, o livro realmente é um antiestresse maravilhoso! Por enquanto só pintei duas páginas (porque eu estou pintando o mais “forte” possível e isso faz com que a minha mão fique extremamente dolorida =S), mas eu fiquei totalmente envolvida no que eu estava fazendo e enquanto eu pintava, esquecia um pouco dos problemas.

    Se o booktour rolar, eu tô dentro!

    Responder
  3. Rosana Penze em

    OBA UM BOOKTOUR EU QUERO PARTICIPAR!!!!

    Adorei seu blog sua resenha está perfeita, sou artista plastica e ilustradora tbm, a algum tempo não tenho me dedicado as ilustraçoes literárias pq tenho um ateliê onde dou aulas de desenho e diversos tipos de modalidades de pintura, qdo ví esse livro fiquei apaixonada, não resisti e comprei, estou de férias agora e me divertindo, desliguei das atividades do ateliê por alguns dias e estou me deliciando, colorindo e desenhando no livro, no meu face tem algumas fotos, conforme vou concluíndo as paginas trabalhadas sem pressa e cuidadosamente vou postanto para os amigos verem e quem sabe contagiar todos com minha brincadeira, estou adorando e quero muito participar do booktour.
    bju e parabéns pelo blog.

    Responder
  4. Edna Lúcia Gomes em

    Olá fiquei conhecendo este livro através de uma pessoa do facebook do grupo Agenda e Papelaria. Já encomendei o meu livro, e buscando aqui sob a resenha do livro me deparei com estes comentários e achei super interessante. Também sou uma pessoa muitttttttttttto anciosa.
    Então também estou dentro do book-tour. Vai ser muito legal compartilhar sob o mesmo tema com outras pessoas. Se ainda estiver de pé, gostaria de participar. Eu tô dentro!!!!
    Parabéns pelo blog.

    Responder
  5. Maria Clara leite em

    “To dentro do booktour!”

    Responder
  6. cibele em

    EU to dentroooo:)

    Responder
  7. Ana Lucia Diniz em

    To dentro!

    Responder
  8. Elisa Lanna em

    Se nao tiver comecado ainda…
    “To dentro do booktour!”

    Responder
  9. Jessica Fernandes em

    Ai que delicia adorei a idéia, achei seu blog justamente por causa do livro tava pesquisando a respeito dele.
    Pela minha contagem acho que da pra mim participar. AInda da tempo espero que sim…

    Ahhhh antes que eu esqueça: Tô dentro do Booktour

    Responder
  10. Bárbara em

    To dentro do book tour!!
    tava procurando justo por esse livro
    e achei o blog

    Responder
  11. Simone Ribeiro em

    To dentro do booktour!

    Responder
  12. Hagda Alves em

    Tô dentro do Booktour

    Ainda tem vaga? eu quero muito

    Responder
    1. Camille Labanca em

      As vagas acabaram, mas se liberar alguma entraremos em contato!

      Responder
      1. Elizabeth em

        OK.

        Responder
  13. Elizabeth em

    Super interessante. Ja faz UN’s meses que. Uma Amiga me indicou o livro e EU, envolvida no Projeto de aperfeiçoar meu desenho. Investii horas de exercicio e aulas. Agora que estou sem inspiraç?o. Me vem esta ideia de desenhar de varias amigas ???? a
    Agradeço a voces esta oportunidade um abraço

    Beth Sanches

    Responder