[Resenha] Desvendando Nelson Rodrigues, de Alexandre Callari

Desvendando Nelson Rodrigues
Autor(a): Alexandre Callari
Editora: Generale
Páginas: 166
Avaliação: 4.7
Capa: 4.5 Diagramação: 4.5 Conteúdo: 5

Informativo e muito interessante, aproximamo-nos de Nelson Rodrigues.

Alexandre Callari aparece com um segundo livro escrito no estilo de “Branca de Neve”. Desta vez, seu foco está no conhecido escritor brasileiro Nelson Rodrigues. Dono de uma língua afiada e uma quantidade de fãs tão grande quanto a de quem o odiou, Alexandre explora a vida de Nelson no cinema e na televisão, mas não sem, antes, fazer uma breve biografia do autor.

A partir dela conhecemos um pouco de Nelson Rodrigues, sua vida, principais dificuldades e fases que transpareceram na literatura que escreveu – seja ela qual for (para jornais, romances, sobre sua vida, críticas sociais, memórias, enfim). Com trechos de entrevistas e bases de pesquisa interessantes, passamos a ter uma imagem sobre quem, de fato, foi o autor reconhecido que não foi apagado com o tempo.

Além da biografia, Alexandre fez comentários sobre todos os principais filmes e seriados de televisão feitos com base nos textos do autor, incluindo comparações com outros filmes feitos a partir do mesmo conto ou livro, assim como falando das experiências de Rodrigues como ator e os vários prêmios recebidos por muitos atores – extremamente conhecidos hoje e apenas estreantes na época, como Lima Duarte – e cineastas, por suas adaptações sempre difíceis.

Deve-se levar em consideração o fato de que os textos escritos por Nelson eram sempre complexos e, para a época, gritantes. Se fossem escritos hoje, já seriam chamativos por conter cenas de incesto, por exemplo, naquela época além de serem desaprovados pela parcela conservadora era, certamente, um desafio para qualquer cineasta que se visse a ponto de colocar em seu filme atrizes nuas.

Desvendando Nelson Rodrigues é informativo, bem escrito e muito interessante, admito que fiquei com muita vontade de assistir uma série de filmes feitos com base nos textos de Rodrigues, assim como séries que, mesmo recentes, sequer soube da existência – talvez seja hora de ficar um pouco mais atenta à televisão. Ainda que Callari não deixe de citar, em momento algum, o teatro e sua importância e comparações. Alexandre Callari,

Deixe seu comentário

* campos requeridos

Comentar via Facebook

5 comentários

  1. Dani Marjorie em

    Confesso que também fiquei interessada em ver algo sobre essa serie de filmes feitos com base nele…

    Responder
  2. Janaina Barreto em

    Oi, Camille!
    Biografia não é algo que gosto de ler, mas com certeza são livros que enriquecem demais, tanto pessoalmente quanto profissionalmente. Confesso que não conheço nada de Nelson Rodrigues e nem sei o que foi “criado” a partir das obras dele :S

    Responder
  3. Manu Hitz em

    Excelente livro! Adoro biografias e o genial Nelson Rodrigues é sempre uma leitura curiosa e instigante. Gostei de saber q o livro comenta programas baseados em obras do escritor, o que amplia o conhecimento da vasta obra do escritor pernambucano. maravilha de resenha!

    Responder
  4. Babi Lorentz em

    Caramba, Camille! Parece ser muito bacana a história dele. E como adoro biografias, adoraria conhecer. Ver um pouquinho sobre esses textos complexos, já que me amarro nesse tipo de coisa que não é assim tão comum para alguma época.
    Beijos.

    Responder
  5. Angela Gabriel em

    Amo biografias, mas ainda não tinha lido nada a respeito dessa obra. Muito interessante. Realmente, Nelson foi e ainda é um dos grandes ícones do cenário cultural de nosso país.
    Sempre polêmico e a frente do seu tempo. Ainda hoje, muitas de suas obras espantam as pessoas mais conservadoras.rs
    Imperdivel com certeza!!

    Responder