[Resenha] Diário de um Adolescente Apaixonado, de Rafael Moreira

Diário de um Adolescente Apaixonado
Autor(a): Rafael Moreira
Editora: Novo Conceito
Páginas: 128
Avaliação: 4
Capa: 5 Diagramação: 4 Conteúdo: 3

Resenha por Tamiris Leitão
exclusivamente para o Beletristas, em parceria com Pausa para um Livro

Diário de Um Adolescente Apaixonado é um livro que fala sobre os dramas e situações que normalmente acontecem na vida de um adolescente, mais necessariamente na vida do autor: Amizades, Família, Namoro, Escola.

Tudo isso e mais alguns pontos são tratados na obra com todo o jeito do Rafa de falar. Pra quem não conhece, o Rafael é famoso no YouTube com o canal dele, “Me apaixonei”, e resolveu criar seu livro, com apenas 17 anos (eu dava muito mais idade a ele).

Inicialmente, gostaria de dizer que não conhecia o canal do Rafael, mas antes de ler a obra dei uma olhada em alguns dos seus vídeos para conhecê-lo melhor antes de adentrar no que ele escreveu. Rafael tem apenas 17 anos, mas ao ler a sinopse e os títulos do sumário, pensamos que ele já passou por MUITA coisa.

Só que no decorrer da leitura vemos que tudo que o Rafael passou todo mundo passou também: O Primeiro Beijo, O Primeiro encontro, As brigas de casal, o ciúmes – sim, relacionamento é basicamente o tema do rapaz.

Ele tenta, em sua maneira, criar dicas para lidarmos com algumas coisas, como: TPM, orgulho, perdas, brigas, etc. Isso intercalado com algumas frases e trechos de músicas nacionais e cheio de imagens e desenhos.

Eu achei o livro bom, a linguagem do Rafael é fácil de ler, fluido; mas não é um livro excelente. Ele não se identifica como auto-biografia e auto-ajuda. Fica nesse meio termo. Rafael fala sobre relacionamentos, amizade e família, mas nada que a gente não já saiba, que seja novidade.

Pra quem está entrando na adolescência, esse livro é um prato cheio de dicas para você amadurecer melhor. Mas pra quem já passou dessa etapa, o livro se torna apenas um passo a passo do que você já viveu. Além do mais, achei meio forçado as vezes, como se tivesse pego as ideias na internet e criado uma situação a partir daquilo.

No geral, é um livro muito fácil de ler: terminei em apenas algumas horas. A diagramação da Novas Páginas (selo da Editora Novo Conceito) ficou boa, com desenhos bem legais. Não encontrei erros de digitação, e a capa ficou bacana. Bem marketing.

O Diário de um adolescente apaixonado é um livro gostoso, e todos devem ler. Porque eu passei pelo que o autor falou, mas e você? Passou? Para ficar mais fácil, a Cami e eu resolvemos fazer o sorteio do exemplar de “Diário de um Adolescente apaixonado”.

Fica que vai rolar sorteio!

a Rafflecopter giveaway

Deixe seu comentário

* campos requeridos

Comentar via Facebook