Resenha | Duff, de Kody Keplinger

Duff
Autor(a): Kody Keplinger
Editora: Globo Alt
Páginas: 328
Avaliação: 4.7
Capa: 5 Diagramação: 5 Conteúdo: 4

Jovem adulto publicado pela Globo Alt, Duff narra a história de Bianca Piper e sua vida adolescente durante o ensino médio.

Considerada fora dos padrões de beleza, a garota de dezessete anos tem seus aspectos físicos enaltecidos pelo contraste com suas duas melhores amigas lindas e esbeltas. Por este motivo, Weslley, o garoto de que mais detesta em toda a escola a intitula Duff (Designated Ugly Fat Friend), ou seja, a menina mais feia do grupo.

Mas Bianca sempre aceitou seu corpo como é, nunca quis estar dentro dos padrões de beleza (que acha futilidade exacerbada), além de ser muito pé no chão, decidida e madura. Sendo assim, ela decide manter seu orgulho e esquecer da palavra, mesmo que a afete e que Wesley a repita com frequência.

Só que não é apenas com isso que ela precisa lidar: sua mãe vive afastada; seu pai não aceita que seu casamento está por um fio e, por isso, ressuscita um monstro de seu passado e, para piorar, o ex-namorado que a enganou volta à cidade com a noiva. Em meio a este cenário enervante, Bianca encontra na pessoa mais improvável de sua vida uma maneira de se desligar do mundo e esquecer de seus problemas.

Duff segue exatamente a linha esperada em jovens adultos: ambiente adolescente e escolar, novas descobertas, problemas familiares e escolares, preocupações com o futuro etc. A história, narrada em primeira pessoa por Bianca, me foi uma leitura bastante rápida e simples de ser feita e mostrou-se surpreendentemente prazerosa. Não senti que a autora estivesse forçando algo na trama, como romances ou problemáticas e isso, ao meu ver, contribuiu para que a leitura fluísse.

Gostei da maneira como tudo se desenrolou e da pessoa madura e responsável que é a protagonista – mesmo que a maioria dos adolescentes não sejam como ela, ainda assim ela me pareceu real, bem como sua história. Ainda, gostei também da simplicidade da autora ao narrar os acontecimentos e também de abordar a temática dos padrões de beleza e a quebra deles através da personagem de Bianca.

O livro é um prato cheio para quem busca uma leitura rápida e despretensiosa, além de abordar um assunto bastante pertinente, especialmente entre o público para o qual o livro foi escrito. Adolescentes irão amar a leitura, bem como os mais adultos.

Vale informar que o livro teve adaptação para o cinema, mas informo que só de assistir ao trailer, já pude perceber que o filme pouco tem de semelhante com a história na qual foi baseado. Assista:

Deixe seu comentário

* campos requeridos

Comentar via Facebook