Resenha | Horizontes – Vocação, de Roberto Laaf

Vocação
Autor(a): Roberto Laaf
Editora: Alcantis
Páginas: 184
Avaliação: 3.5
Capa: 3.5 Diagramação: 3 Conteúdo: 4

Surpreendente em muitos aspectos, o segundo livro da série conseguiu superar o primeiro na qualidade e pega o leitor do início ao fim. Laaf desenvolveu um pouco mais a escrita, usando melhor as palavras e criando situações que, em certos momentos, são completamente previsíveis se vistos com uma mente esperta e, em outros, completamente inesperados.

Há um jogo de interesses muito bem construído que move a narrativa, fazendo dela intrigante e com que não se queira parar de ler – o que está para acontecer, afinal?

Se em uma hora é viável que soltemos (e soltamos!) suspiros de alívio por um personagem ainda estar ali, porque, de alguma forma, nos identificamos com ele, seja através de Clarisse, de Ana Clara ou do que o próprio autor deixa solto sobre ele, no momento seguinte somos pegos de surpresa por umas situações que variam do trágico pro cômico, sem deixar a desejar.

Talvez seja positivo que o poder de Ana Clara esteja secundário neste livro, por acabar se prendendo à outros laços que são feitos, amarrados a outros, e a outros, formando uma teia de curiosidade que não se encerra no último ponto final.

Aliás, o final é tão surpreendente quanto o começo. E aí está a grande graça da trilogia, a mudança inesperada dos personagens, mesmo sem perder a verossimilhança e pontos que ligam suas ações às características.

É inacreditável a facilidade com que Roberto Laaf liga as classes sociais: a mais rica, de luxo, com tecnologia de ponta totalmente não esperada para um país como o Brasil (algo com que temos que nos acostumar, por não fazer parte da nossa realidade mas perfeitamente poder fazer parte da realidade dos ricos), à classe média com seus cotidianos medianos e relativamente simples, até às últimas classes, lideradas por ladrões e assassinos – representadas no livro por novas personagens como Maracarrão, Tatuí, Dentinho, dentre outros. Laaf os junta e faz deles uma confusão explicada que não sei até que ponto está longe da realidade.

Horizotes – Vocação por si só já vale a pena ser lida, somada a um livro bem escrito. É fórmula certa para que se tenha um livro nacional – como existem muitos – comparáveis a pessoas já renomeadas internacionalmente. Roberto não deixa a desejar, sabe escrever um romance policial e melhorou ainda mais do primeiro para o segundo.

Deixe seu comentário

* campos requeridos

Comentar via Facebook

8 comentários

  1. Flávia Pachêco em

    Me deu medinho isso das visões de assassinatos!!! Apesar de não curtir muito esse gênero de livros, eu até que gostei desse aí. Adorei a resenha, ficou muito boa ^^

    Responder
  2. Tatiana Jiménez Indá em

    Eu me apaixonei pela série Horizontes e também resenhei os livros. Basta agora aguardamos a continuação Processo Seletivo, estou ansiosa!!

    Responder
  3. Karen Sarraf em

    Vou confessar que sou muito medrosa e só com a resenha do livro fiquei ‘apavorada’, mas como sou um ser muito curioso fiquei na instiga de lê-lo!

    Responder
  4. Luara Cardoso em

    A série realmente é ótima!
    As capas são lindas, misteriosas… pra mim, traduz bem a história.
    O Roberto ta me surpreendendo demais com seus romances policiais. 🙂
    Parabéns pela resenha.

    Um beijo,
    Luara – @luuara

    Responder
  5. Anna Luiza N. em

    Fiquei morrendo de curiosidade agora!!
    Quero ler logo!!

    Responder
  6. Ana em

    Essa capa da um medo ‘-‘ rsrsrs mas eu gostei muito da resenha e estou muito curiosa agora pelo livro *_* quando mais por ser nacional né.
    Obrigada!!

    Responder
  7. Erica Marts em

    Ainda não li o livro 1 (que eu tenho) porque estou esperando ter o livro 2 e 3.
    Sua resenha me animou a querer ter logo a série completa pra ler.

    Responder
  8. Davi Araújo em

    Gosto muito de romancces policias e esse livro/ série parece ser muito boa mesmo vc deu 5 estrelas. Pelo que vi é sobrenatural também. Polocial e sobrenatural juntos, dois gêneros que gosto muito! Vai pra minha lista!

    Responder