[Resenha] João e Maria, de Neil Gaiman e Lorenzo Mattotti

João e Maria
Autor(a): Neil Gaiman e Lorenzo Mattotti
Editora: Intrínseca
Páginas: 55
Avaliação: 4.5
Capa: 4.5 Diagramação: 5 Conteúdo: 4

Mesma história, mas dessa vez por Neil Gaiman

Ok, eu já conheço a história de João e Maria. Você já conhece a história de João e Maria. Provavelmente as crianças de hoje também já estão sabendo a história de João e Maria – o que poderia ter de diferente?

Admito que estava esperando uma história mais sombria. As ilustrações de Lorenzo Mattotti trazem uma proposta diferenciada e, na minha opinião, muito pouco infantil. As fontes, a capa dura e o tom preto predominante nos preparam para, quem sabe, uma narrativa mais “dark”.

Livro João e Maria, de Neil Gaiman e Lorenzo Mattotti

Neil Gaiman, entretanto, não nos apresenta nada especialmente obscuro. Ainda que, é claro, tenha seu toque em cada página que conta a história (como, por exemplo, Maria ter sido antes Mariana e, antes, Ana Maria enquanto João ficou João porque a criatividade tinha acabado).

Ou mesmo o fato dos irmãos terem voltado para casa – que, se foi algo já explorado, nunca tinha prestado atenção – antes de serem levados para a floresta pela segunda vez para “se perderem”. Em suma, são pequenos toques que fazem a diferença numa narrativa que conhecemos de trás pra frente.

A edição da Intrínseca ficou mesmo muito bonita e a capa dura foi o complemento perfeito para as ilustrações do livro. Gostei, muito.

Deixe seu comentário

* campos requeridos

Comentar via Facebook