Resenha | Meus Desacontecimentos, de Eliane Brum

Meus Desacontecimentos
Autor(a): Eliane Brum
Editora: LeYa
Páginas: 144
Avaliação: 4.8
Capa: 5 Diagramação: 4.5 Conteúdo: 5

Inesquecível.

Se há uma gota de sensibilidade no seu corpo, Meus Desacontecimentos vai te fazer quebrar em mil pedacinhos e se reconstruir de uma tacada só. Não, não é ficção, mas a escrita de Eliane Brum (com “m”, não “n”) é quase mágica – em alguns momentos eu diria que de fato é.

Ela vai da infância à vida adulta da sua própria forma, contando casos aqui e acolá, ou, como ela diria, lembranças, memórias. E, ao final, quando se assume uma mulher quebrada, é fácil vê-la como inteira. Certo, sabemos que ninguém é perfeito, então cabe à imperfeição fazer de uma pessoa completa em si mesma.

Acho que é isso que Eliane faz consigo mesma ao longo do livro, é isso que ela me levou a fazer comigo mesma quando lia e repensava minha própria história. Senti-me não ela, mas humana como ela, por termos em comum as palavras como ponto forte para nós mesmas.

As palavras fazem dela ser quem ela é, levou-a contar sua história e abrir seu coração de forma totalmente pessoal. Entretanto, ela não se entregou ou dividiu com alguém, ela permitiu que as pessoas a conhecessem e, as mais sortudas, conseguissem ver além das palavras para pensar em si mesmas sob diferentes pontos de vista.

Meus Desacontecimentos me mudou como pessoa. É o símbolo da minha missão: permitir que essa mudança aconteça com todo mundo – dar essa possibilidade. Meus Desacontecimentos inova e transforma de forma que só Eliane Brum poderia fazer.

Deixe seu comentário

* campos requeridos

Comentar via Facebook

3 comentários

  1. Babi Lorentz em

    Acho que entendi seus motivos de gostar desse livro, mesmo sem ter lido. Dá pra sentir na resenha :P.

    Responder
  2. Mariana Fonseca em

    Eu não sabia exatamente do que o livro tratava, mas queria ler porque gosto dos artigos da Eliane Brum e o título me chamou a atenção. Agora que finalmente li sua resenha posso dizer que só aumentou a minha vontade de ler Meus Desacontecimentos =)

    Responder