Resenha | Mitologia Nórdica, de Neil Gaiman

Mitologia Nórdica
Autor(a): Neil Gaiman
Editora: Intrínseca
Páginas: 288
Avaliação: 5
Capa: 5 Diagramação: 5 Conteúdo: 5

Mitologia Nórdica já era um livro bastante comentado quando decidi pegar para ler, primeiro por ser do Neil Gaiman (autor que, segundo já foi-me dito, é impossível não gostar – e eu bem concordo com a afirmação), segundo porque a crítica para ele era, basicamente, de que se tratava de um bom livro para quem não conhecia muito da mitologia, mas fraco para aqueles que já sabem muito.

Particularmente, achei a escrita de Gaiman simples na medida certa. É fácil acompanhar os fatos e entender como a mente das personagens funcionam, independentemente de onde o foco está: em Thor, em Odin, em Loki, e assim por diante. Dividido em histórias curtas sobre eventos específicos, consegui rever episódios que já conhecia por conta d’O Evangelho de Loki, contados de outra forma, é verdade, mas passando a mesma mensagem e tendo como foco os mesmos acontecimentos.

A verdade é que faço parte do grupo de pessoas que não conhecem tanto assim de mitologia, mas se interessam pelo assunto. E Mitologia Nórdica foi perfeito exatamente por isso: ele se inicia contando a história de Odin e se encerra com o fim de tudo, Ragnarök. No caminho de um para o outro, sabemos como o muro de Asgard foi construído, que Thor não é exatamente um deus pra lá de inteligente e que Loki é realmente admirável por conseguir permear os mundos sem exatamente assumir lados – e se livrar de toda e qualquer situação.

Tudo isso permeado por um tom cômico que não exatamente nos faz rir, mas torna a leitura bem mais leve, ao mesmo tempo que consegue captar o ar dramático que algumas situações pedem; o que é, naturalmente, o caso do último conto do livro, por exemplo.

A edição brasileira de capa mantém a capa dos Estados Unidos, que é extremamente bonita, além de vir em capa dura, com diagramação impecável. Achei um ou outro erro que passou na revisão (como palavras repetidas), mas nada que prejudicasse a leitura ou realmente chamasse atenção.

Sem dúvida Mitologia Nórdica traz os principais pontos da mitologia, sem reinventar nada, mas narrando de forma que qualquer leitor interessado consiga entender. Bem escrito, desenvolvimento nos contos muito bem trabalhado, mas mantendo a leitura prática e direta: em resumo, um livro que realmente vale a pena ser lido.

Deixe seu comentário

* campos requeridos

Comentar via Facebook