[Resenha] Não Pare!, de FML Pepper

Não Pare!
Autor(a): FML Pepper
Editora: Valentina
Páginas: 280
Avaliação: 4.5
Capa: 5 Diagramação: 4 Conteúdo: 4.5

Não Pare! é a indicação perfeita para os fãs de ficção e fantasia com bastante ação, suspense e descobertas desse universo rico em detalhes criado por FML Pepper.

Nina Scott e sua mãe Stela vivem como nômades. Mudando-se frequentemente de país, seja a trabalho ou pela preocupação que Stela tem com a segurança de sua filha, ela não dá ouvidos aos pedidos incessantes da filha para que tenham uma vida normal.

Nina não se sente confortável em não poder fazer amizades duradouras, frequentar a mesma escola por um período maior que alguns meses e ter de evitar relações com meninos devido às frequentes mudanças que sua mãe planeja para elas.

Não bastasse este infortúnio em sua vida, soma-se a ele o fato de Stela manter muitas coisas em segredo e alguns curiosos elementos presentes na vida de Nina, como suas pupilas em forma de fenda muito bem camufladas pelas lentes desenvolvidas por Stela e o estranho colar que sua mãe não permite que ela fique sem.

Certa vez, depois de sofrer um quase acidente em uma praça de Amsterdã, Stela decide que é hora de se mudarem para outro lugar e mãe e filha voltam a viver em Nova Iorque.

Lá, uma Nina bastante descontente com os rumos que sua mãe toma para sua vida, tenta manter-se afastada dos colegas da nova escola pois não quer proximidade com outras pessoas, uma vez que há a possibilidade de outra mudança iminente.

Só que Stela a surpreende dizendo que não mais será necessário saírem de onde vivem atualmente, palavras que foram mais do que suficientes para fazer Nina começar a planejar uma nova vida, com amigos e até mesmo um emprego.

Mãe e filha passam, então, a viver quase normalmente, já que Nina está frequentemente passando por quase acidente: hora um andaime desgovernado em sua direção, hora um atropelamento evitado por pouco, além dos calafrios e pressentimentos ruins acompanhados de desmaios repentinos.

Nina está certa de que tudo não passa de um período de má sorte e que está com problemas de pressão baixa, por isso tenta continuar com sua nova rotina conhecendo novas pessoas, marcando encontros com Kevin, um rapaz que mostrou-se encantador e mantendo-se afastada de Richard, um menino lindo e misterioso que faz de tudo para tirá-la do sério.

Ela só não percebe, no entanto, que todos esses curiosos acontecimentos tornaram-se mais frequentes depois que Kevin e Richard entraram em sua vida. E também não sabe que tudo está prestes a mudar.

FML Pepper é dona de uma escrita fluída e bastante objetiva, sem deixar de mencionar os aspectos que importam na história. Em Não Pare!, a ficção criada pela autora foi o que mais me chamou atenção, trazendo personagens em uma realidade diferentes das que eu estava acostumada.

Além disso, FML não deixou brechas nem pontas soltas em sua história, de modo com que o leitor possa entender tudo por que Nina vivencia nesse novo mundo que acaba de descobrir através da narrativa envolvente da autora.

Com relação aos personagens, a construção da personagem de Nina foi, para mim, muito bem feita. A protagonista tem personalidade bastante forte, não se dá por satisfeita com meias respostas e não se contenta até que todas as dúvidas sobre seu passado e sobre quem ela é sejam sanadas, além de questionar e ser brigona quando acha que deve.

No entanto, a mesma personalidade forte que me fez gostar de Nina também fez eu me irritar com ela em certos momentos, pois a ceticidade que dela tem com relação a algumas coisas e acontecimentos que descobre ao longo da trama, me pareceu positiva a princípio, uma vez que aproximou a personagem da realidade.

Porém, a insistência dela em não acreditar até mesmo no que via e sentia em determinadas ocasiões foi um tanto quanto repetitivo para mim.

Já a abordagem de Richard e Kevin foram um pouco superficiais, mas não afetou de forma alguma o decorrer da história porque o mistério que envolve essas personagens fazem parte da história e, acredito eu, serão retomados nos próximos volumes da trilogia.

Fica: tem lançamento de Não Pare!

Não Pare!

Deixe seu comentário

* campos requeridos

Comentar via Facebook