[Resenha] O Grande Ivan, de Katherine Applegate

O Grande Ivan
Autor(a): Katherine Applegate
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288
Avaliação: 4.8
Capa: 5 Diagramação: 4.5 Conteúdo: 5

Uma grande história em poucas palavras

O Grande Ivan é um livro escrito para um público mais novo, mas não se deixe enganar: em nenhum momento ele é bobo ou única e exclusivamente para crianças. Nas entrelinhas, e nem sempre tão discretamente assim, Katherine Applegate critica toda uma sociedade de entretenimento.

O Grande Ivan já foi a grande atração do circo. Mas como todo mundo, humano ou animal, ele está envelhecendo, e não é mais a coisa mais fofa do mundo (ainda que, para mim e para você, seja). O circo está indo à falência, seus desenhos de bananas e besouros não são garantia de nada e, na verdade, nem são mais uma diversão.

Seus dias dentro de um cubículo são de comida, conversa com animais que não são de sua espécie (mas são seus amigos) e, agora, a chegada de Ruby, uma elefanta que perdeu toda a família. “Perdeu” é um jeito gentil de falar: os humanos a mataram.

Sem mais detalhes, O Grande Ivan é uma crítica a todo um sistema que eu e você já sustentamos em algum momento, mesmo sem querer. É uma crítica aos maus tratos que tantas vezes criticamos. E, pior, é baseado em uma história real.

Uma história que, pelo menos no livro, nos faz pensar em nossas atitudes, mesmo quando não estamos tirando um animal de sua família ou matando-a. O que estamos fazendo para sustentar esse sistema? É isso que discuto no vídeo resenha de O Grande Ivan.

“Nós não temos muito em comum, mas temos o suficiente.”

Um livro incrível, sensível e maravilhoso, que recomendo que você pegue, leia e que, de quebra, ainda tem ilustrações maravilhosas e super fofas, que eu adoraria ver coloridas. Uma surpresa maravilhosa.

Deixe seu comentário

* campos requeridos

Comentar via Facebook