[Resenha] O Poder do Fracasso, de Sarah Lewis

O Poder do Fracasso
Autor(a): Sarah Lewis
Editora: Sextante
Páginas: 256
Avaliação: 4
Capa: 4 Diagramação: 4 Conteúdo: 4

O Poder do Fracasso é uma lição para todos nós

Acho que a maioria das pessoas aprende bem cedo que o sucesso pode vir de várias formas, independentemente da sua noção do que é ou deixa de ser sucesso. Com o tempo, é natural que as pessoas se dividam em dois tipos, acho: aquelas decididas, que podem levar um não e não vão desistir, e aquelas não tão decididas, que um não gera o “deixa pra lá”.

O Poder do Fracasso foca no primeiro tipo de pessoas e explora durante todo o livro aquele momento “quase lá” que pode fazer qualquer um desistir ou continuar em frente cada vez mais forte. Não concordei muito, na minha vida, com algumas coisas que foram ditas, mas consegui entender o estudo e a lógica de Sarah Lewis com perfeição.

Se for possível resumir todo o livro em um exemplo, eu escolheria um que está bem mais para o começo do livro. Imagine uma competição de corrida, na qual os três primeiros lugares ganham suas devidas medalhas e sobem ao pódio. Você sabe e eu sei: o primeiro lugar fica satisfeito e sorrindo.

O segundo lugar está sorrindo, mas pensando “o que eu poderia ter feito para estar em primeiro? A diferença foram de apenas alguns segundos!” enquanto o terceiro, por fim, está mais para “ufa, consegui! Estou aqui!”. Já deu para notar a diferença?

Sarah explica que é muito difícil para o primeiro lugar se manter na mesma posição nas próximas competições. Quando alcança o prêmio máximo, ele sente que cumpriu seu papel e fez seu trabalho, sente que se apenas repetir tudo, conseguirá novamente.

Ele geralmente esquece do segundo lugar, que é aquele cara que está pensando em todas as formas que pode melhorar para a próxima competição. A realidade é que é muito comum que o segundo lugar seja primeiro em muito breve, enquanto o primeiro caia.

É esse o poder do fracasso. Fracassar não é ruim, e sim necessário para que possamos repensar nossas atitudes e criar soluções para que, no futuro, não fracassemos novamente. É sair da estagnação e fazer por onde mais uma vez e mais uma e melhorar cada vez mais.

Indicado para todos os empreendedores e pessoas que gostam do tema, recomendo o livro para que o processo fique mais claro e esclareça, de uma vez por todas, que cair/fracassar não é para se desesperar, é aprendizado e foco. Acho que, se aplicarmos isso na nossa vida com mais frequência, vamos mudar toda relação ao nosso redor.

Deixe seu comentário

* campos requeridos

Comentar via Facebook