[Resenha] P.S. Ainda Amo Você, de Jenny Han

P.S. Ainda Amo Você
Autor(a): Jenny Han
Editora: Intrínseca
Páginas: 298
Avaliação: 5
Capa: 5 Diagramação: 5 Conteúdo: 5

Cara Jenny Han,

Este não é mais o livro de cartas, como o primeiro foi, mas, ainda assim, quero falar dele escrevendo uma. Acho que ainda se aplica. Preciso dizer que foi um pouco difícil pegar a narrativa e lembrar dos fatos do primeiro livro, mas gostei do tempo poupado com retrospectivas. Foi legar começar de onde parou e, aquela carta logo no início? Reli algumas vezes.

Acho que não dá para a gente se agarrar ao passado só porque não quer soltar.

Gostei de como o livro começa com tudo que é importante: Lara Jean, Margot e Kitty, além de, é claro, Peter. Logo nas primeiras páginas você me fez rir (com as conversas de Ano Novo), ter aqueles momentos “own”s (quando Peter aparece, obviamente) e, mais uma vez, me vi na pele de Lara Jean. Não sei se isso é bom ou não – aposto mais no não -, mas realmente me identifico com ela, suas inseguranças, formas de pensar e de agir.

Ainda falando sobre ela, é particularmente interessante como você constrói sua personalidade. Lara Jean podia ser eu, minha melhor amiga ou uma garota desconhecida qualquer. Ela é real, não é feita de ferro e muitas vezes quase cai naquela categoria “maluca” de namoradas. Que mulher nunca se sentiu insegura, mas seguiu em frente mesmo assim, às vezes sendo honesta, mas a maioria das vezes escondendo o que pensa e sente?

Eu aperto a mão dele. Se segurarmos com força suficiente, vai ficar tudo bem.

Kitty e Margot, ah… As duas continuam uns amores. Ainda acho que, se o livro fosse escrito sob o ponto de vista da Margot, não seria tão interessante. O que a diferencia de Lara Jean é exatamente o quanto ambas são muito certinhas (e gostam disso), enquanto uma arrisca e a outra não. Kitty é maravilhosa, do início ao fim, principalmente com o cachorrinho ou quando quer estar envolvida no grupo das meninas “mais velhas”.

Percebo agora que são as pequenas coisas, os pequenos esforços, que mantêm um relacionamento. E sei também que, de certa forma, tenho o poder de magoá-lo e também de fazê-lo se sentir melhor.

E o Peter… Você o criou para que todas nós suspirássemos por ele, certo? Acredite, não o acho perfeito, mas que ele se aproxima bastante da perfeição… Inegável. Ele é fofo, romântico, companheiro, amigo, bonito – não temos muito como pedir por mais. Achei, entretanto, um pouco desconfortável como ele obrigatoriamente ficava no meio quando a ex e Lara Jean se estranhavam. Sempre achei que, principalmente nesse sentido, faltava atitude.

Mas o que eu mais gostei, além do romance com Peter, esteve logo no início. Você, com sua escrita suave e narrativa envolvente, colocou Lara Jean em uma situação horrível, que muitas mulheres passam e questionou isso do jeito perfeito. Neste momento, fica claro o quanto o mundo ainda é machista e, sem nenhum apelo, você mostrou o lado feminino da situação.

As pessoas entram e saem da nossa vida. Durante uma época, são seu mundo; são tudo. E, um dia, não são mais. Não dá para saber por quanto tempo vamos tê-las por perto.

Novamente, você me conquistou. Mais uma vez, não me importei com coisas que normalmente odeio em narrativas de qualquer gênero – e que prefiro não citar aqui por muito provavelmente ser spoiler. Você soube lidar com as situações que apresentou, e me deixou suspirando. Pedindo por mais. De novo.

Esperando (ansiosamente) pelo próximo livro,
Eu.

O coração dele é meu, só meu. Eu acredito agora. É meu para cuidar e proteger, é meu para partir.

Deixe seu comentário

* campos requeridos

Comentar via Facebook

2 comentários

  1. Tatiana em

    Juro que estou arrepiada depois da sua resenha! Não li P.S. Ainda amo você, mas li o primeiro livro e já gostei muito. Acredito que o segundo vá me afetar ainda mais – já que no primeiro as emoções foram muitas e aparentemente nem assim chegou perto desse segundo livro. Estou ansiosa demais pra começar a ler e espero ter o prazer de fazer isso logo. Beijo, Camille!

    Responder
    1. Camille Labanca em

      Depois me conta o que achou <3

      Responder