Resenha | TED Talks, de Chris Anderson

TED Talks
Autor(a): Chris Anderson
Editora: Intrínseca
Páginas: 240
Avaliação: 4.5
Capa: 3.5 Diagramação: 5 Conteúdo: 5

Quando o assunto são palestras do TED, a gente entende mais ou menos o esquema: palestras curtas, de 15 a 20 minutos, com pessoas de impacto. Às vezes elas contam uma história e mostram uma lição de vida; outras partem de uma premissa para mostrar algo grande, que está fazendo a diferença. São muitas opções, todas sobre iniciativas e reflexões e estudos que merecem um olhar mais cuidadoso. O que mais chama atenção, então, é que, independentemente do formato utilizado para a fala, a maioria conquista os ouvintes do início ao fim.

O segredo está além de uma piadinha ou mera estratégia, está mais do que palavras corretas, em seus devidos lugares. Está no conteúdo, é claro, mas está também em como se é falado. Como essa mensagem chega a mais de uma pessoa e como essa pessoa vai entender o que está sendo (ou foi) dito. O impacto está aí.

Quando TED Talks foi lançado, eu quis ler. Primeiro porque sou péssima organizando mentalmente as coisas que quero falar. Segundo porque sei que muito disso vem de uma insegurança. Terceiro porque reconheço que existem técnicas que podem me ajudar a falar melhor em público, vencer essa vergonha e passar a mensagem que quero, da melhor forma possível.

Para um líder – ou um militante -, a fala em público é fundamental para gerar empatia, provocar emoções, compartilhar conhecimentos e ideias, promover um sonho em comum.

E é mais ou menos isso que o livro faz mesmo. Ele explica como grandes palestras foram criadas, utilizando cases reais de seus eventos, e traz técnicas que podem ser usadas no dia a dia. Dividido em cinco partes (fundamentos, ferramentas da palestra, processo de preparação, no palco e reflexão), TED Talks não propõe uma fórmula secreta que dará sempre certo, mas te ensina o caminho para começar a descobrir o que funciona para você e como você pode trabalhar seus pontos fracos.

Fácil de ler, suas dicas são voltadas para as partes importantes de um discurso (como utilizar o slide? como conseguiram prender a atenção do público? o que funcionou mais do que qualquer outra coisa?) e nos dão sugestões de palestras que funcionaram muito bem.

É, sem dúvida, um livro para quem procura desenvolver mais o discurso e, vale ressaltar, é perfeito tanto para pessoas que estão apenas dando os primeiros passos quanto para aquelas que já carregam alguma experiência na fala.

Deixe seu comentário

* campos requeridos

Comentar via Facebook