[Resenha] Terra Ardente, de Janice Diniz

Terra Ardente
Autor(a): Janice Diniz
Editora: Multifoco
Páginas: 286
Avaliação: 3.2
Capa: 2 Diagramação: 3 Conteúdo: 4.5

Janice Diniz escreve uma história incrível que nos faz perguntar, às vezes, se seria possível a existência de uma cidade como Matarana nos dias de hoje. Trazendo resquícios de épocas anteriores, o livro é encantador do início ao fim, com uma narrativa impecável.

Tenho que admitir que o ponto que me ganhou de fato foi a elaboração dos personagens – não só as principais, que são o chamativo de mulheres bem diferentes, mas com personalidade e forma de agir que, em muitos casos, provam o quão fortes elas são, quebrando a imagem criada (e ilusória) de mulheres cuja delicadeza é exacerbada e a parte feminina principal -, mas também dos personagens secundários e tercenários da história.

Os personagens de Terra Ardente têm uma história por trás, como Nova e seu amigo que é médico, e claramente há um desenvolvimento das personagens com base no que eles viveram, fazendo com que toda a história tenha seus pontos bem ligados e não fique nada pendente ou que deixe a sensação de “faltar algo”.

Janice tem uma escrita fabulosa, e faz do livro uma obra para ser admirada. Durante vários momentos eu fiquei imaginando como seria se o livro virasse filme, por se tratar de um faroeste moderno, para mim foi automático imaginá-lo em cenas que misturariam o antigo e o atual, e se um filme conseguiria passar a imagem tão perfeita que o livro passa, de uma cidade onde os limites são testados, assim como as pessoas.

Acredito, por outro lado, que a diagramação poderia ter sido mais bem explorada, facilitando a leitura em vários aspectos se fosse, por exemplo, um pouco mais estreito – e talvez com outra letra, tornando um pouco menos cansativo para os olhos que, certeza, ficam vidrados do início ao fim.

Deixe seu comentário

* campos requeridos

Comentar via Facebook

6 comentários

  1. Paola Aleksandra em

    Não resisti e vim conferir a resenha!
    Estou louca para ler esse livro, o tema explorado pela autora me parece muito envolvente. Adoro quando o autor sabe explorar os personagens, mostrando a força dos mesmos.

    Espero poder ler Terra Ardente logo!

    Beijos

    Pah, Livros & Fuxicos

    Responder
  2. Janice Diniz em

    Obrigada, Camille, por ter lido e resenhado Terra Ardente. Gostei de receber o mesmo número de estrelas que Nicholas Sparks…rs

    Beijão!
    Janice

    Responder
  3. dnisin em

    Doida pra ler o livro, esperando ele chega aqui pra ter o meu ponto de vista.

    Personagens bem construidos significam mais identidade com o leitor. Parabens pela resenha!

    Responder
  4. Erica Marts em

    Acho que não li nada de faroeste. Eu gostei da capa e realmente um livro é 5 estrelas pra mim quando não deixa nada faltando.Estou muito curiosa pra ler este livro.

    Responder
  5. Davi Araújo em

    Gosto de histórias de faroeste, mas ainda não li nenhum livro do gênero. Parece ter uma trama interessante e gosto muito quando as personagens femininas são fortes e destemidas! Um livro que leria.

    Responder
  6. Evelyne em

    Uhulll 5 estrelas. Pelo nome e pela capa, parece muito mais uma história de mistério e morte no faroeste do que a vida de mulheres comuns. Mas se surpreender com um livro faz parte.

    Responder