Resenha | Tipo Destino, de Susane Colasanti

Tipo Destino
Autor(a): Susane Colasanti
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288
Avaliação: 3.7
Capa: 4 Diagramação: 4 Conteúdo: 3

Susane Colasante escreve livros Young Adults. Seu público alvo é um pouco mais novo que eu, mas eu não deixo de ter interesse pelas histórias que ela cria, mesmo sabendo que eu vou passar raiva com algum personagem em algum momento do livro.

Adolescentes normalmente acham que sabem tudo sobre a vida, sobre relacionamentos, sobre amigos e sobre qualquer outra coisa. Só depois que a gente cresce que percebe que estava errado.

É exatamente por esse motivo que muitas vezes eu me irrito com os personagens dos livros da Susane. Ela retrata tão bem a adolescência, criando personagens tão reais e com problemas tão verdadeiros e bobos, que eu acabo por querer jogar os livros longe.

Como já era de se esperar, aconteceu isso em Tipo Destino. Susane colocou duas personagens, Lani e Erin, que além de melhores amigas, acreditam que estarão ligadas pelo resto da vida por causa de algo que aconteceu com as duas no passado.

Elas fazem tudo juntas: vão para a escola, estudam, saem… Por terem essa grande amizade acabam se interessando por tudo relacionado a destino: horóscopo, significado dos sonhos, mapas astrais, etc.

Quando Erin conhece e se apaixona por Jason, achando que ele é sua alma gêmea, Lani fica extremamente feliz pela amiga, mas depois que ela o conhece, passa a perceber que Jason tem muito mais em comum com ela do que com sua amiga.

Por passar muito tempo na companhia de Jason, também passa a ter desejos diferentes por ele; começa a desejar que ele seja o seu namorado e não o namorado da sua melhor amiga.

Eu fiquei com muita raiva por causa das atitudes de várias personagens (não posso explicar muito por saber que, fazendo isso, estarei dando vários spoilers e estragando a história para quem quer ler). Como já falei, Susane fez com que eu quisesse jogar o livro longe, ou entrar numa página e socar a cara de alguém por vários motivos.

Mesmo assim, é interessante perceber que existem pessoas exatamente da forma que os personagens desta autora são. Esses sentimentos são reais, essas dúvidas são reais…

Tipo Destino não é o melhor livro do mundo, na minha opinião, mas tenho certeza que é o livro certinho para adolescentes que procuram uma leitura fácil, rápida e interessante, voltada para o público do qual eles fazem parte.

Resenha por Babi Lorentz
exclusivamente para Versificados

Deixe seu comentário

* campos requeridos

Comentar via Facebook