[Resenha] Um Mais Um, de Jojo Moyes

Um Mais Um
Autor(a): Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Avaliação: 4.3
Capa: 5 Diagramação: 4 Conteúdo: 4

Uma capa simples, que não entrega nada da história

Ela, uma mãe solteira que ainda acolheu o filho de seu ex-marido e o trata como seu. Ela, que mal tem dinheiro para pagar as próprias contas, trabalha como empregada doméstica e é extremamente ingênua quando o assunto é o ex-marido cumprir com suas obrigações. Ela, Jess, que tem uma filha brilhante e não tem condições de pagar a escola apropriada para a mesma.

Ele, um empreendedor bem sucedido que coloca tudo a perder quando, após uma noite de sexo, conta à mulher os segredos de suas ações. Ele, que acaba de ser afastado da própria empresa. Ele, Ed, que encara problemas que muitos empreendedores encaram todos os dias: trabalho de mais, família de menos.

Jess trabalha para Ed, mas é nesta vez que eles se encontram. E, justamente desta vez, ela não pode deixá-lo pagar o valor integral depois. Afinal, o futuro de sua filha depende disso. É desse jeito que um entra na vida do outro. Vidas, a princípio, absurdamente opostas, mas que, em Um Mais Um, vão se complementar.

Jojo Moyes não brilhou neste livro tanto quanto em Como Eu Era Antes de Você, mas o motivo, creio, está na própria história. Esta não é para nos fazer chorar, está mais para um chick lit bastante realista: são vidas que poderiam mesmo se encontrar, ser reais e quiçá ser nossa.

Um Mais Um é delicado ao tratar das relações humanas e, ao ser contado em diferentes pontos de vista, nos traz um entendimento maior da realidade familiar de Jess e de Ed, e como a relação deles influencia toda a família.

É lindo como Jess é forte como mulher, como se supera cada vez que é posta à prova. Como pensa em soluções para conseguir fazer com que a família tenha o melhor, mesmo que o melhor para eles seja um tanto limitado. Enquanto isso, Ed, que lutou para ter tudo – e teve – se vê tendo que se reinventar.

É aí que rola a magia da história. E foi nisso que me identifiquei, apaixonei e vi como Jojo Moyes consegue arrasar mesmo com uma narrativa que beira a total normalidade.

Confira resenha de outros livros da autora

Resenha Como Eu Era Antes de Você Resenha Em Busca de Abrigo

Deixe seu comentário

* campos requeridos

Comentar via Facebook

5 comentários

  1. Patricia em

    Terminei o livro ontem e sinceramente, fiquei com vontade de bater palmas e ler tudo de novo… Acho que nem dá para comparar com o Como eu era antes de você, pois para mim as histórias são bem diferentes.
    Eu estou fascinada por esse livro, assim como fiquei com Extraordinário e Mar da Tranquilidade…
    Bjs

    Responder
    1. Camille Labanca em

      São bem diferentes mesmo. Acho que fiquei pensando mais em como uma me tocou mais que a outra, ainda que ambas tenham me tocado, sabe?

      Responder
  2. Adriana em

    Eu to doida pra ler mais esse livro da Jojo Moyes, afinal Como eu era antes de voce foi perfeito e mesmo voce dizendo que esse novo livro apesar de bom, não é melhor que o outro, eu tenho certeza que vou adorar, porque gosto de historias que se aproximam ao máximo da realidade e com bons personagens a historia tem tudo pra dar certo…amei sua resenha e preciso desse livro urgente, bjão!

    Responder
    1. Camille Labanca em

      Não tem como não gostar <3 Não é WOW como o outro foi, mas é bom sim!

      Responder
  3. Kleris Ribeiro em

    Oi, Camille!
    Esse livro foi uma grata surpresa <3 Dpois de Como eu era e A garota, criei uma imagem de arrancadora de corações, daí a Jojo vem com essa hst tão amorzinho. Ela sabe ser quando quer, sem nos rasgar por dentro. Gostaria de ver mais livros dela assim, pra equilibrar essa –fama– estilo.

    Responder