Resenha | Vozes de Tchernóbil, de Svetlana Aleksievitch

Vozes de Tchernóbil
Autor(a): Svetlana Alenksievitch
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 384
Avaliação: 5
Capa: 5 Diagramação: 5 Conteúdo: 5

Em Vozes de Tchernóbil a bielorrusa Svetlana Aleksievitch expõe a realidade do acidente nuclear de Chernobyl após anos de pesquisas e entrevistas. O livro foi publicado em 2015, 30 anos após o desastre e rendeu à autora o prêmio Nobel de literatura.

Antes de qualquer coisa, preciso expor minha impressão de que o livro é muito mais do que apenas um livro, é um documento histórico. Isso porque não é a autora quem narra as consequências desse marco na história do homem pós-moderno, mas os próprios protagonistas dessa história: as vitimas e sobreviventes.

A obra tem início com dados obtidos de jornais sobre o acontecimento. Estatísticas das vítimas fatais, dos índices de doenças oncológicas; dados sobre o que foi feito para conter a radiação e o que deverá ser feito logo após. Enfim, informações diretas sobre o aconteceu e o que foi, tem sido e será feito para minimizar as consequências do acidente que jamais serão completamente sanadas.

Em seguida, iniciam-se os relatos das vozes. A autora entrevistou uma gama muitíssimo diversa de pessoas, desde os militares que trabalharam na contenção – tanto consciente dos perigos quanto os que foram, de certa forma, enganados para trabalharem – até os cientistas, as esposas e crianças. Cada relato é um turbilhão de informações que transmite ao leitor uma real noção do que foi a explosão do Reator 4.

Diversas são as informações que chocam por mostrarem quão intenso foi aquele período. Pessoas vivendo realidade semelhante à guerra por lutarem e fugirem de algo que não tem forma, não tem cheiro e não emite som. Pessoas que precisaram abandonar tudo o que tinham; pessoas que precisaram enterrar todas as coisas contaminadas, enterrar a terra com a terra. Idosos que não entendiam do quê estavam fugindo e por isso retornaram às suas casas.

Enfim, o livro, eu diria, é uma leitura obrigatória tanto aos leitores que vivenciaram a época, que viram de longe o que aconteceu na Rússia, quanto aos que, como eu, só conhecem a história do acontecimento. É uma leitura extremamente enriquecedora.

Deixe seu comentário

* campos requeridos

Comentar via Facebook

9 comentários

  1. Aléxia Oliveira Macêdo em

    Eu me interesso muito por esse tema, sempre gostei de procurar mais sobre esse acidente especifico, essa grande tragédia. E nunca tinha ouvido falar do livro, mas adorei conhecer agora! Não costumo ler LIVROS assim, mas esse me interessou ☺

    Responder
  2. Lilian Farias em

    Sim, realmente leitura obrigatória que infelizmente, ainda não fiz, mas está na meta de leitura desde que vi o lançamento,

    Responder
  3. Marcio Silva em

    Achei muito interessante o tema desse livro, mas quando se trata de um apanhado de informações EU prefiro evitar a leitura. Por que quando iniciei no mundo literário li um livro de fatos jornalísticos e não gostei! No momento deixo passar a dica quem sabe em breve não me surja a oportunidade de ler essa obra.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    Responder
  4. Roberta Gouvêa em

    Olá, tudo bem?
    Eu adoro livros históricos e chocantes assim. Esse livro tem uma temática que amo e parece ser envolvente e, como você disse, enriquecedor. Espero poder lê-lo em breve. Beijos <3

    Responder
  5. Wesley ítalo em

    Dica mais que anotada! Todos os livros que Companhia das Letras publica com essa carga histórica são maravilhosos. Tenho certeza que esse não é diferente. Eu não conhecia essa obra , mas já está na minha lista de leitura obrigatória!! Beijos!

    http://www.facesemlivros.com

    Responder
  6. Michele Lopez de Andrade em

    Olá,
    Já faz algum tempo que quero fazer a leitura dessa obra que muito me atrai pelo fato de abordar um acidente tão cruel com vítimas até hoje e quero muito saber mais informações sobre os sobreviventes de tal tragédia.
    A premissa é bem interessante e adorei saber suas impressões sobre ela.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    Responder
  7. Marijleite em

    Olá, esse é um livro que eu consideraria ler, por tudo o que você disse na resenha e por me parecer uma boa obra sobre esse desastre que foi Tchernóbil e as consequências que ele trouxe.

    Responder
  8. Catharina Mattavelli Costa em

    Oie
    realmente parece ser uma leitura extremamente enriquecedora e me deixou bem curiosa pois não é um gênero que leio muito, mesmo assim vale muito a pena dar uma lida para variar e descobrir tantas coisas, adorei a dica

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    Responder
  9. Isabela Pasqualini em

    Maravilhoso… Esse seria um livro que eu resgataria se meu quarto pegasse fogo… kkkkk Dou muito valor pros livros com conteúdo histórico assim tão completo, com relatos de sobreviventes, pessoas que tem papo pra falar… Achei super interessante, a questão de tchernobil me deixou muito interessada e também assustada desde a primeira vez que li sobre… Mexe bastante comigo…

    Responder