[Resumo] Desvendando os segredos da Linguagem corporal

Desvendando os Segredos da Linguagem Corporal
Autor(a): Allan e Barbara Pease
Editora: Sextante
Páginas: 272
Avaliação: 3.8
Capa: 3 Diagramação: 4 Conteúdo: 4.5

Desvendando os Segredos da Linguagem Corporal diz respeito sobre o significado dos gestos do nosso corpo, desde um olhar até a posição dos pés. Assim você conseguirá identificar o que uma pessoa está pensando ou sentindo sem que ela precise falar. Tentei separar por alguns temas e fiz em tópicos.

Mãos

Uma das maneiras de se identificar se a pessoa está sendo honesta é se a palma da mão estiver voltada para cima enquanto fala. Se estiver voltada para baixo ou escondida, essa pessoa provavelmente está mentindo ou escondendo algo.

A mulher quando está mentindo tenta se mostrar ocupada, mudar de assunto ou falar coisas desconexas. Ao falar com a palma da mão para cima, você dá a sensação de falar a verdade, mostra uma aproximação com o público, com a palma voltada para baixo parece que você está dando uma ordem e com a mão fechada e o dedo apontado, representa ainda mais submissão dos outros.

Apertos de mão
Palma para baixo = dominação
Palma para cima = submissão
Palma paralela = igualdade

Quando uma pessoa estender a mão em uma posição dominadora, aperte a mão dele dando um passo com o pé esquerdo à frente, depois de um passo com o pé direito girando a mão dessa pessoa para a posição vertical. Se você não fizer essa técnica, quando perceber que a sua mão está por baixo, use a sua outra mão para colocar em cima da mão da pessoa.

Sorrisos

Sorrisos verdadeiros fazem com que se criem rugas do lado dos olhos enquanto se sorri. As pessoas pouco sinceras sorriem apenas com a boca e não com os olhos. Um sorriso sincero faz a sobrancelha se mover ligeiramente para baixo.

Sorriso é sinal de submissão. A ciência provou que quanto mais você sorri, mais respostas positivas obtém das outras pessoas. Sorriso de lábios cerrados (sem mostrar os dentes), é o sinal que a pessoa tem um segredo e não quer contar. Isso acontece principalmente com as mulheres.

Sorriso torto significa sarcasmo. Sorria constantemente. Todo mundo vai ficar pensando no que você está tramando. Sorrir/rir em propagandas, ajuda nas vendas. Mulheres riem para os homens porque se sentem atraídas, e os homens se sentem atraídos pelas mulheres que riem para eles.

Braços

Quando um homem se sente ameaçado, eles se sentem mais seguros colocando as mãos sobre os órgãos genitais. Uma pessoa que cruza os braços assume uma postura nervosa, negativa ou defensiva. Quando as pessoas ficam de braços cruzados aumenta seus pensamentos negativos e prestam menos atenção no que está sendo dito. As pessoas cruzam os braços quando discordam do que está sendo dito.

Braços cruzados demonstram proteção (“auto abraço”), mas quando os polegares estão para cima, demonstram confiança. As mulheres se dão um meio abraço, para se sentirem mais seguras. Quando um executivo entra em uma sala com algo na sua frente, como um papel ou uma pasta, isso é sinal de nervosismo.

Oferecer um café no meio da reunião é um modo de avaliar como a pessoa está recebendo a sua proposta. Se a pessoa hesitar, estiver insegura ou não concordar com você, colocará a xicara do lado oposto ao que segura, a pessoa mais receptiva deixará a xícara no mesmo lado. Sentar-se com os cotovelos apoiados no braço da cadeira é um gesto de poder que transmite imagem forte e direta, pessoas submissas e derrotadas costumam deixar o braço caído sobre as pernas.

Tocar levemente o cotovelo de uma pessoa enquanto a cumprimenta, triplicam as chances de se obter o resultado desejado. Sempre que for cumprimentar uma pessoa, toque rapidamente na mão dessa pessoa ou no cotovelo, repetindo o nome dela, assim você mostra que se importa com a pessoa e atrai a atenção dela.

7 gestos mais comuns associados a mentira:

1. Tapar a boca: a mão cobre a boca, ou os dedos. Se a pessoa que fala faz isso, ela pode estar mentindo, se é você quem está falando e a outra pessoa faz isso, provavelmente ela acha que você está mentindo, nesse momento é sempre bom perguntar se a outra pessoa tem alguma pergunta.

2. Tocar o nariz: Esse gesto pode constituir tanto em dar um leve toque, quanto esfregar. Quando mentimos o corpo faz com que o nariz “coce”

3. Esfregar os olhos: É a ação com que o cérebro tenta bloquear as coisas enganosas. Os homens esfregam o olho ou desviam o olhar e as mulheres tendem a desviar o olhar.

4. Pegar na orelha: Colocar a mão em volta da orelha ou sobre a orelha, cutucar o lóbulo para tentar bloquear o que está ouvindo. Pegar na orelha também é um sinal de que a pessoa já ouviu demais ou não quer falar.

5. Coçar o pescoço: O dedo indicador geralmente da mão direita, coça a parte lateral abaixo do pescoço. Este é um sinal de dúvida ou incerteza, é um gesto muito claro de negação/contradição, a pessoa fala algo, mas pensa exatamente o contrário.

6. Afrouxar o colarinho: Quando as pessoas mentem ou ficam irritadas a pressão arterial aumenta e por isso afrouxam o colarinho. Quando você vir uma pessoa fazendo isso, pergunte “você poderia repetir o que disse?” ou “você poderia explicar melhor?”.

7. Dedo na boca: colocar o dedo, cigarro, canetas e copos na boca, as pessoas que fazem isso se sente mais seguras.

Cabeça apoiada nas mãos é sinal de tédio, quanto maior o apoio, maior o tédio. A postura de avaliação é a mão fechada encostada no queixo e na face com o indicador para cima. Quando a pessoa começa a perder o interesse, mas quer transparecer, apoia o rosto na base da mão aberta. Quando o polegar apoia o queixo e o indicador está apontando para cima, o ouvinte está tendo um pensamento crítico.

Posição “Steve Jobs” (capa do livro), a pessoa está tomando uma decisão. É interessante, depois que acabar uma conferência você perguntar para as pessoas opinarem sobre o que acharam, lembre-se, braça cruzados é um sinal negativo e braços abertos positivo.

Olhos

Pupilas dilatadas é um sinal positivo, pupilas contraídas não. Erga a sobrancelha rapidamente quando for falar com uma pessoa, esse gesto é interpretado como amistoso e bem-vindo pelos outros, faça isso juntamente com um sorriso no rosto.

Para que você estabeleça um bom entendimento com alguém, é preciso que seus olhos permaneçam em contato com os olhos da outra pessoa cerca de 60 a 70% do tempo da conversa. Quando duas pessoas se conhecem, geralmente a pessoa subordinada desvia o olhar primeiro.

A geografia do rosto

1. O olhar social: 90% do tempo mantemo-nos olhando entre o triangulo “olhos e boca” nas nossas conversas sociais.

2. O olhar íntimo: este olhar parte da linha dos olhos e vai por baixo do queixo até a virilha ou as vezes mais baixo. Nos contatos onde a distância é menor o olhar vai até o peito.

3. O olhar do poder: imagine que a pessoa a sua frente tem um olho na testa e então fixe o olhar na região entre esses “3 olhos”. Esse olhar mantém a outra pessoa sobre intensa pressão.

4. Encarar o outro: quando alguém o “atacar”, procure não piscar durante o contato olho no olho. Comprima as pálpebras e olhe bem para a outra pessoa sem piscar.

Quando for a uma reunião, comprimente a pessoa (tocando levemente o cotovelo, sorrindo mostrando os dentes e levando rapidamente as sobrancelhas), depois olhe para baixo, pegando algo na pasta ou arrumando uns papéis, para que a outra pessoa possa examinar você sem receio. Com isso as chances de uma pessoa gostar de você aumentam (isso dura de 2 a 3 segundos).

Programação Neurolinguística

A. Olhar para cima a pessoa se lembra de uma imagem.
B. Olhar para a esquerda, inclinar um pouco a cabeça: a pessoa está lembrando de um som.
C. Olhar para baixo e para a direita a pessoa está a pessoa está se lembrando de um sentimento ou emoção.
D. Quando uma pessoa conversa consigo mesma ela olha para baixo e para a direita.

Pergunte para as pessoas “já viram aonde quero chegar?”, isso faz com que as pessoas reflitam sobre o que você disse e além do mais se valer do canal visual aumenta as chances de lembrança isso porque 35% das pessoas preferem o canal visual, 25% preferem o auditivo e 40% o canal tátil.

Como manter contato olho no olho com a plateia em uma apresentação? Quando você estiver com uma plateia de até 50 pessoas, olhe no olhe de cada um. Se você estiver com uma plateia maior, fixe 4 pontos nos cantos e um no centro, assim um grupo de pessoas irá achar que você está olha do para elas.

Pernas

Passadas rápidas e/ou largas são sinônimos de vitalidade. Quando uma pessoa conta uma mentira, a parte inferior do corpo se movimenta mais. Pernas afastadas e abertas mostram atitudes dominantes, ao passo que cruzadas revelam atitudes fechadas e inseguras.

Estudos mostram que a maioria das pessoas toma as suas decisões finais com os 2 pés no chão, o que significa que quando o seu interlocutor estiver de perna cruzada é melhor não reivindicar nada. Quando a pessoa, de pernas cruzadas, segura a pena de cima com ambas as mãos para trava-las, saiba que provavelmente você está diante de um indivíduo teimoso e obstinado que rejeitará qualquer opinião diferente da própria.

Quando uma pessoa trança os tornozelos, está reprimindo uma emoção negativa de dúvida ou medo. Os pés recuados em baixo da cadeira mostram que a pessoa tem uma atitude recuada também. Pessoas envolvidas em uma conversa, colocam os pés “dentro” da conversa.

Cabeça

Pesquisas mostram que as pessoas falam de 3 a 4 vezes mais do que de costume quando o ouvinte assente com a cabeça em grupos de 3 ou 4 movimentos. A velocidade que o ouvinte assente com a cabeça indica a sua paciência de ouvir, se assentir devagar tem muita, se for rápido, pouca.

Assentir com a cabeça faz as pessoas falarem mais. Tenta fazer o gesto de negação para você ver o que acontece.
Terminar as frases com perguntas do tipo, “Não é? ”, “Concorda? ” assentindo com a cabeça, faz com que o ouvinte tenha uma maior probabilidade em concordar com você.

Inclinar a cabeça para o lado = submissão.
Cabeça abaixada para a frente = atitude negativa ou agressiva.

Notas rápidas

Mão na cintura As pessoas querem parecer maiores, pode indicar uma ação agressiva de modo negativo.
Postura de caubói (as duas mãos na cintura na região da fivela do cinto) indica masculinidade, um homem quando está de olho em uma mulher pode fazer isso.
Postura de catapulta (unir as duas mãos atrás da cabeça) demonstra que a pessoa se acha melhor do que as outras e tem resposta para tudo.
A posição de largada (inclinar o corpo para frente com as mãos no joelho ou na cintura, só é feita sentada) A pessoa quer encerrar a conversa.

Espelhar a linguagem corporal é uma forma de estabelecer vínculo com a outra pessoa. Espelhar a outra pessoa impede que uma sinta vantagem sobre a outra. O “casamento das vozes” (mesmo tom, mesma velocidade e palavras) também ajuda a criar um vínculo. Nunca fale mais rápido do que a outra pessoa, elas vão se sentir pressionadas.

Cigarro

Bebês não amamentados tem uma probabilidade 3x maior de fumar na idade adulta do que os amamentados corretamente. Quando um fumante apaga o cigarro antes da hora, isso quer dizer que está na hora de encerrar a conversa.
Levar a mão ao rosto pode significar mentira, duvida ou exagero. Treine contar mentira para perceber a reação do seu corpo.

Baforada para cima: confiante, superior, positivo.
Baforada para baixo: negativo, reservado, desconfiado.

Óculos

Recolocar os óculos: A pessoa quer “ver” novamente o proposto.
Dobrar e afasta-los: intenção de encerrar a conversa.
Jogar sobre a mesa: Rejeição da proposta.

Homens temem uma aproximação pela frente e mulheres temem pelas costas. Nunca se coloque exatamente à frente de um homem que acabou de conhecer, ele tomará como agressão. Aproxime-se frontalmente de uma mulher e posicione-se em um ângulo de 45° isso fará ela se sentir mais confortável.

As mulheres inicialmente que enviam sinais corporais para os homens que as interessam. As mulheres tomam a iniciativa do flerte em 90% dos casos. Quando for à casa de uma pessoa pela primeira vez, pergunte a ela qual lugar se sentar no sofá/mesa, isso mostra respeito pelo espaço do outro.

Se quiser se mostrar superior e não ser interrompido, tente de alguma forma ficar mais alto que as pessoas à sua volta. A posição que uma cadeira está influencia no comportamento de uma pessoa. NUNCA colocar uma mesa entre 2 pessoas, elas se sentem inseguras, agressivas e fechadas. A melhor posição seria na quina da mesa, onde as 2 pessoas estão com o corpo parcialmente “protegidos” e parcialmente a mostra, isso dá a sensação de conforto e segurança ao mesmo tempo que torna a pessoa mais aberta à conversa. A melhor posição para cooperação é lado a lado em uma mesa.

Estudos mostram que o lado esquerdo do rosto é melhor para se fazer apresentações, pois o nosso campo visual direito grava 3x mais informação do que o esquerdo. Ao fazer uma apresentação fique do lado direito do palco para falar de algo mais emocional e do lado esquerdo se for fazer uma piada. Isso é de acordo com as regiões do nosso cérebro.

Se você for negociar durante um almoço ou jantar, é melhor tomar decisões antes da comida chegar, depois disso é normal a conversa estacionar. Independentemente de onde for o jantar, faça com que o convidado se sente de costas para a parede, isso faz com que ele se sinta pressionado.

De modo geral, quanto mais elevada a posição social menos gestos corporais a pessoa tende a fazer.

Negociando territórios na mesa

Sente sempre na posição de 45° em relação a outra pessoa e procure dar um papel para a outra pessoa, se ela pegar e olhar é uma aceitação não verbal para entrar no espaço dele, assim pergunte se você pode ir até o lado da pessoa e explicar o que foi dito no papel (posição de cooperação, as pessoas ficam mais abertas quando isso acontece).

Os 7 segredos da linguagem corporal atraente

1. Rosto: Sempre sorria e não hesite em mostrar os dentes.
2. Gestos: Quando menos gestos melhor. Quando gesticular mantenha os dedos unidos e as mãos sempre abaixo do queixo. Braços e pernas sempre descruzados.
3. Cabeça: Mova a cabeça 3x em sinal de assentimento ao falar e incline o corpo para frente ao ouvir, porém mantendo a cabeça reta.
4. Olho no olho: sempre olhe no olho das pessoas.
5. Postura: Incline-se para frente ao ouvir e mantenha-se ereto ao falar.
6. Território: Chegue tão perto quanto possível sem incomodar o outro. Se a outra pessoa recuar, não se aproxime de novo.
7. Espelhamento: Espelhe gentilmente a linguagem corporal e faça o “casamento das vozes”.

Anotação

. The book of list – Publicação que anualmente relaciona todo o comportamento sobre algo.
. Livro Blink – Malcolm Gladwell (2005)

Este resumo foi escrito por Marco Antônio Borges
e recebeu autorização do mesmo para ser publicado aqui

Deixe seu comentário

* campos requeridos

Comentar via Facebook

5 comentários

  1. Carlos em

    Quantas dicas legais! Sempre achei que o olhar entrega a pessoa por mais falsa que ela possa ser. Também quando uma pessoa faz uma pergunta que obviamente você vai dizer sim, é pq depois vem a manipulação. Tipo “Você quer ficar rico?” é claro que a pessoa vai dizer que sim, mas depois vai querer te vender alguma coisa.
    Parabéns pelo post!

    Responder
  2. Paulo cesar em

    Gostei muito dessas dicas.

    Responder
  3. Rosana em

    Muito bom

    Responder
  4. Ione Sanz em

    Queria saber porquê um homem não gosta de dá comida a uma mulher, ele fica muito nervoso e muda de assunto quando ela fala que quer comer.

    Responder
  5. Hercules Bispo em

    Com certeza é constatado que quando uma mulher está constrangida, surpresa ou envergonhada, ela coloca a mão com o dedo indicador sobre as regiões da orelha. Eu vi duas mulheres fazerem isso em diferentes ocasiões e notei e isso. Valeu grandes dicas.

    Responder